Princesa Leopoldina: a filha esquecida de dom Pedro II

 




Muitos personagens históricos ficaram marcados e eternizados na história. Os mais conhecidos são: dom Pedro I, dom Pedro II, dona Leopoldina, dom João VI, dona Carlota Joaquina, Princesa Isabel, Rainha Vitória, Isabel de Castela e tantos outros. Seja por feitos, ou por ações, gestos e atitudes eles entraram para a história. Mas alguns que eram até mesmo parentes, filhos, ou qualquer outra coisa não são tão conhecidos hoje. Alguns exemplos são: princesa Leopoldina irmã da  Princesa Isabel e filha de dom Pedro II e de dona Teresa Cristina que também é esquecida, os seus irmãos Afonso Pedro, e Pedro Afonso. 

-> Filha de um imperador 


A Princesa Leopoldina, nasceu em 13 de Julho de 1847, era a terceira filha do imperador dom Pedro II. Antes de seu nascimento o casal de imperadores perderam o Príncipe dom Afonso em 11 de junho. Assim como tantas princesas de sua época, as suas princesas tiveram uma educação esmerada. Como preceptora e aia tiveram a Condessa de Barral em 1856 até o ano de seus casamentos. A vida social de ambas as princesas só era marcada por um núcleo de amigas entre elas: Adelaide Taunay, Maria Ribeiro de Avelar conhecida como "Mariquinha", Mariana e Maria Ribeiro, Maria Amanda Lustosa Paranaguá futura baronesa de Loreto. 

Além dessas meninas, também fazia parte Dominique filho da Condessa de Barral. Às  aulas incluía: Trabalhos manuais, desenho, pintura, dança, piano, história universal (brasileira e de Portugal também), inglês, francês, italiano, história da filosofia, e da religião, álgebra, trigonometria, fotografia e etc. 

-> Casamento 

Após o final das aulas com a Condessa de Barral, era hora de as duas princesas se casarem. Foram selecionados o Conde d'Eu para a princesa Isabel e o Duque de Saxe para a princesa Leopoldina. Ambos os noivos acharam as princesas muito feias. O casamento da princesa Isabel se deu-se em 15 de Outubro de 1864, e de Leopoldina em 15 de Dezembro. 

Leopoldina logo engravidou, mas resultou-se em um aborto. A Princesa escreve assim para a irmã: 

"Eu esperava fazer-lhe titia no fim deste anno mas infelizmente o seu sobrinho nasceu muito cedo. No dia 2 de maio as 5 1/2 da manhãa sem que eu sentisse nenhuma dor comecei eu a sentir-me molhada e por sangue. Eu logo disse a Gusty que pensava que pensava que eu estava desarranjada. Gusty pretendeu que devia ser o que devia ser o que tenho todos os mezes. Quem dera que o fosse. Mas eu fui remecher-me na cama e senti sahir uma posta de sangue. Eu puz-me a chorar dizendo a Gusty que julgava que aquilo era nossa pobre criança. Elle disse que não chorasse porque pensava que isso era impossivel. Elle mandou chamar o Touset para ver-me e elle disse que era um sinal de aborto e que pensava que o era. Infelizmente foi." 

Mas logo depois, a princesa Leopoldina daria á luz á seus filhos: D. Pedro Augusto, D. Augusto, D. José Fernando, e D. Luiz Gastão. Em 1871, a princesa Leopoldina contraiu febre tifóide. Falecendo no dia 7 de fevereiro de 1871. 


Bibliografia: REZZUTTI, Paulo dom Pedro II a história não contada o último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, 2019. CERQUEIRA, De Antunes Silva da Bruno e Maria de Fátima Moraes Argon, Alegrias e tristezas Estudos sobre a autobiografia de D. Isabel do Brasil, 2019.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dona Amélia de Leuchtenberg: A Imperatriz esquecida