As Virtudes de uma princesa: A Vida da Princesa Isabel

 

Em 29 de Julho de 1846 vinha ao mundo Isabel Cristina Leopoldina Augusta, conhecida como A Princesa Isabel. Era filha do imperador dom Pedro II e da Imperatriz dona Teresa Cristina. Isabel tinha um Irmão mais velho o Príncipe dom Afonso Pedro, falecido aos 2 anos de idade. Depois veio ao Mundo em 1847, a princesa Leopoldina, no ano seguinte Pedro Afonso Este também falecido aos 2 anos. 

Após a morte do irmão Pedro Afonso em 1850, a Princesa Isabel aos 4 anos de idade em 10 de Agosto desse mesmo ano, foi aclamada pelos deputados e senadores reunidos em Assembleia Geral no Paço do Senado herdeira e sucessora de d. Pedro II. 

As Princesas Isabel e Leopoldina na Primeira infância.

    

A Vida cotidiana das princesas tinha um caráter reservado e familiar. A maior parte do tempo era delicado a um severo regime de estudos: aulas seis dias por semana, das sete da manhã ás noves e meia da noite, com poucos intervalos para os passeios e as brincadeiras, conforme estabelecido no manual de instruções intitulado Atribuições da Aia. D. Isabel mantinha um relacionamento amoroso com seus pais, mostrava-se obediente e ciosa de seus deveres, registrando reiteradamente nas epístolas que cumpria com as suas obrigações. Em Setembro de 1856, a Princesa Isabel e sua irmã Leopoldina começaram a ter aulas com a Condessa de Barral. A Princesa Isabel anotou em seu Diário: "Veio hoje pela primeira vez minha aia, a Condessa de Barral, e dei com ela princípio ao estudo da língua francesa". As aulas eram: Francês, Italiano, Alemão, latim, história, química, geometria, botânica, desenho e Geografia.

Princesa Isabel na época de seu juramento como herdeira da Coroa em 1860.


 
  
Em 29 de Julho de 1860 a Princesa Isabel se assinou Princesa Imperial D. Isabel. Começou-se uma abordagem para o Casamento das Princesas em 1864. O Príncipe de Joinville depois de bem ter casado a filha se interessou pelo das sobrinhas nos trópicos. Consultou a irmã Clementina esta tinha um filho Disponível o Augusto ou Gusty. E Némours tinha o filho mais velho Gastão. As festas suntuosas, realizadas em 15 de Outubro de 1864, deixaram Gastão encantado.
    



Nos oito dias de lua de mel passados em Petrópolis, na Casa Avelar, residência dos Viscondes de Ubá, D. Isabel escreve Diariamente aos pais não só para fortalecer os vínculos de amor e amizade, assegurando-lhes que os seus sentimentos eram os mesmos de antes do casamento, mas também como um meio de sentir-se próxima á família, o que lhe dava uma sensação de segurança, já que era a primeira vez que ficava sozinha na companhia de um homem. A educação formal de d. Isabel foi Dada como encerrada logo após o casamento, mas continuou a haver um investimento em sua formação com vistas a prepará-la para o desempenho da futura Função de Imperatriz do Brasil. A Experiência da primeira viagem á Europa realizada em 10 de Janeiro de 1865, na Visão da Condessa de Barral, deveria servir a d. Isabel não só "como complemento de seus estudos, mas como desenvolvimento de seu corpo e de seu espirito para ser util ao seu Paiz que tanta espera de Vossa Alteza Imperial". 



Nessa viagem para Europa começou a Angústia da Princesa ao tentar engravidar. Como uma Católica devota, depositava tudo a sua Fé e confiança em Deus e nos Santos de sua predileção, para que suas preces fossem atendidas. Em 20/05 de 1871, D. Isabel presta juramento solene no Palácio Conde dos Arcos, de reger o Brasil em nome do pai, sendo fiel e obediente a ele e ás leis do Império. D. Isabel relata ao pai, em 23 de Dezembro de 1871, a sua primeira reunião com os ministros do 25° Gabinete, que, de certa forma, lhe agradavam e, aparentemente, faziam tudo para lhe evitar complicações. Em 13 de Maio de 1888, a Princesa Isabel assina a lei Áurea. A Princesa Isabel faleceu em 14/11 de 1921 aos 75 anos.




FONTES USADAS: REZZUTTI, Paulo. Dom Pedro II a história não contada o último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, 2019.
CERQUEIRA, DE ANTUNES SILVA DA BRUNO E MARIA DE FÁTIMA MORAES ARGON, ALEGRIAS E TRISTEZAS, 2019.
PRIORE, DEL MARY CONDESSA DE BARRAL A PAIXÃO DO IMPERADOR, 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dona Amélia de Leuchtenberg: A Imperatriz esquecida